segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Governador Omar Aziz, inaugura Ponte Rio Negro ao lado de Dilma e Lula

Governador recebe autoridades locais e nacionais no evento que acontece nesta segunda, às 10h.


A ponte, que custou R$ 1,099 bilhão, ligará Manaus a Iranduba e outros municípios, favorecendo o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Manaus - O governador do Estado, Omar Aziz (PSD), inaugura hoje, às 10h, a Ponte Rio Negro, ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras 20 autoridades, entre ministros, governadores, parlamentares federais e estaduais e representantes de instituições públicas. A ponte, que custou R$ 1,099 bilhão, ligará Manaus a Iranduba e outros municípios, favorecendo o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
No início da noite de ontem, a Secretaria da Presidência confirmou dois ministros na comitiva da presidente: a ministra das Comunicações, Helena Chagas, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A Agência de Comunicação do Governo (Agecom) confirmou, ainda, o ministro da Pesca e Agricultura, Liuz Oliveira.
Também estão confirmados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell e os governadores de Rondônia, Confúcio Ayres Moura (PMDB), de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB).
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), fundador do partido presidido no Amazonas por Omar, afirmou que esperava ontem à noite a remarcação de uma entrevista para confirmar presente à inauguração.
De acordo com a Secretaria da Presidência, Dilma deve chegar ao Aeroporto Internacional Edurado Gomes às 9h40 e segue de carro para a ponte, mas só participará da cerimônia em Manaus, não indo mais a Iranduba, como estava previsto. O motivo é a mudança do horário da inauguração, que antes seria às 19h e agora será às 10h. Ela deixar Manaus ao final da solenidade.
Outros convidados
O senador Eduardo Braga (PMDB) também está confirmado para a inauguração. Foi na gestão dele como governador do Estado que a ponte Rio Negro começou a ser construída, há três anos e meio.
Também participarão os deputados federais Henrique Oliveira (PP), Rebecca Garcia (PP), Carlos Souza (PSD) e Pauderney Avenilo (DEM), além de Braga e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). O senador Alfredo Nascimento (PR) não havia confirmado presença até ontem.
Também estão confirmados o vice-governador José Melo, os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Ricardo Nicolau (PSD), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João Simões, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Pinheiro, e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Waldemira Tomé, e o procurador-geral de Justiça, Francisco Cruz .
O vereador Marcel Alexandre (PMDB) estará como prefeito de Manaus em exercício e Paulo Nasser (PSL), como presidente da Câmara Municipal de Manaus.
Anúncio de ‘presente’ é aguardado
O ‘presente’ para o Amazonas que a presidente Dilma Rousseff prometeu anunciar hoje, durante a inauguração da Ponte Rio Negro, é aguardado com grande expectativa pela população e pelos políticos do Estado. A promessa foi feita no dia 28 de setembro, quando Dilma esteve em Manaus para o lançamento do programa Bolsa Verde, que integra o Plano Brasil sem Miséria.  Na ocasião, o governador Omar Aziz chegou a dizer que ele espera a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos como presente para o Estado.
A presidente chegou a dizer, em  entrevista a rádios locais, que irá  ampliar a ZFM, mas sem revelar datas e, durante a visita de hoje, Omar deve apresentar o nome indicado pelo governo estadual para assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), após a saída de Flávia Grosso, por suspeita de  irregularidades em convênio.
Em entrevista na sede do governo na última sexta-feira, Omar afirmou que a discussão sobre a sucessão no comando do órgão e os recursos contingenciados da Suframa pelo governo federal estarão na pauta dos assuntos a serem debatidos com Dilma.
O governador do Estado deve, ainda, aproveitar a agenda da presidente para falar sobre o apoio nas ações ligadas à Região Metropolitana de Manaus.
Discursos
O senador e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), foi o primeiro a discursar na cerimônia de inauguração da Ponte do Rio Negro. Braga agradeceu Lula, ao afirmar, que através do governo do ex-presidente, foi possível equalizar os investimentos e oportunidades para a região Norte, ao contrário de outros presidentes.
O atual senador ainda falou que os amazonenses estão gratos com o governo federal pelas oportunidades de renda que projetos como a Ponte, Gasoduto de Coari. Ele ainda falou que tem esperança sobre a renovação da Zona Franca por mais 50 anos.

Informou:  Click aqui e leia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário