sexta-feira, 16 de março de 2012

BOAS NOVAS 19 ANOS DE HISTÓRIA.







Boas Novas é uma rede de televisão brasileira pertecente a Fundação Boas Novas que tem como presidente o pastor Samuel Câmara, (presidente da Assembléia de Deus em Belém-PA, que em 1993 (na época líder da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas), comprou a Rede Brasil Norte do Grupo Simões, para transformar em Boas Novas em Manaus (Antiga Rede Brasil Norte, filiada a Rede Manchete de Televisão).


História

Compra da RBN


De início, duas emissoras foram cogitadas, as rádios Baré e a Ajuricaba. A Rádio Baré foi logo descartada pelo fato de seus equipamentos estarem praticamente sucateados, sendo assim a liderança da Igreja reuniu-se com o Grupo Simões, proprietário da Rede Brasil Norte, a RBN (na época retransmissora da Rede Manchete no Amazonas e antiga TV Ajuricaba, afiliada da Rede Globo de 1974 a 1986) na qual a Rádio Ajuricaba fazia parte. O Grupo Simões, no entanto decidiu prosseguir as negociações com as Assembleia de Deus, manifestando interesse de só vender se fosse a Rede por completa, e falava-se numa quantia equivalente a 9 milhões de dólares(atualmente, 15 milhões de reais).No dia 1º de janeiro de 1993, após reunião realizada em uma propriedade da Igreja chamada Canaã, os líderes propõem a compra de uma rádio de preferência AM pela razão óbvia de preço.
No dia 7 de janeiro, as negociações foram concluídas. A quantia estipulada para a compra não só da Rádio AM, mas sim de toda a Rede era um pouco mais de 45 bilhões de Cruzeiros, a ser corrigida, segundo o contrato, pela Tarifa Referencial Diária (TRD), o que correspondia cerca de 3 milhões e 250 mil dólares.
No dia 15 de janeiro, foi assinado o contrato de compra, em cuja oportunidade as Assembleia de Deus no Amazonas pagou como sinal a quantia equivalente a 100 mil dólares. O contrato preconizava que, após 60 dias as Assembleia de Deus no Amazonas deveria desembolsar a segunda parcela no valor de 450 mil dólares para efetivamente assumir o controle da Rede de emissoras e em sequência, pagaria outras quinze parcelas mensais e sucessivas equivalentes a 180 mil dólares.
Além disso, uma cláusula do contrato determinava que a transação fosse invalidada caso a segunda parcela não fosse quitada no dia ou houvesse atraso de mais de 60 dias no pagamento das demais parcelas, com o consequente das empresas negociadas aos antigos proprietários e a perda, por parte da Igreja, de todo o dinheiro anteriormente pago.
As parcelas foram pagas, para isso a Igreja toda se mobilizou. Alguns membros começaram a vender casas, carros, churrasquinho, frutas, camisas, lanches, Balas de Cupuaçu pelas ruas de Manaus. Os pastores Samuel Câmara, Moisés Melo e Dan Câmara doaram seus automóveis; Outros que possuíam peças de ouro doaram-nas para serem avaliadas e vendidas.
No dia 15 de março, a comitiva formada pelo pastor Samuel Câmara, Paulo Oliveira, Wanderley Dallas, Climilton Braga Júnior, Miquéias Fernandes e Francisco Souza, foi em direção a sede do Grupo Simões com o cheque para quitar a segunda parcela. Ás 20hs do mesmo dia, a comitiva efetuou o pagamento.
Após a aquisição, o pastor Samuel Câmara lançou o desafio para toda a igreja, para que apresentassem sugestões de logomarca e de nome, com as quais a Rede deveria ser identificada doravante. Nesse meio tempo decidiu-se utilizar à mesma sigla RBN (que anteriormente significava Rede Brasil Norte), mas que a partir de agora passaria a significar Rede Boas Novas e como nova rede, assinou o contrato de afiliação com a Rede Manchete.

[editar]Primeira Grade de Programação

Os primeiros programas da Rede Boas Novas:
  • Alfa & Ômega - Samuel Câmara (Semanal) - (O primeiro programa da TV estreou no dia 13 de março de 1993, às 22-24hs).
  • Somos Crianças - Vania Suely e Elda Reis (Diário).
  • Boas Novas no Ar - Rebekah Câmara (Semanal).
  • Proclamai - Jônatas e Ana Lúcia (Semanal).
  • Louvor na TV - J. Gomes (Semanal).
  • Nos Bastidores da Igreja - Mário Jorge (Diário).
  • Sábado Especial Boas Novas - Wanderley Dallas e Climilton Júnior (Semanal).
O programa "Alfa & Ômega" ainda permanece na atual grade da Rede.


1994: Transmissão do Carnaval de Manaus ao Brasil

Em fevereiro de 1994, sem verba para transmitir os carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, a Rede Manchete opta transmitir o Carnaval de Manaus. A transmissão foi realizada com o patrocínio da Zona Franca de Manaus (tanto que na parte inferior da tela apareciam desenhos que simbolizavam os produtos vendidos na cidade), com responsabilidade da Rede Boas Novas.

[editar]1995: Expansão no Pará


No começo de 1995, em Belém, Pará, os ex-proprietários da Rádio Guajará AM, a Família Castro, que venderam a rádio em 1993, que foi transformada em Rádio Transpaz AM, propuseram a venda da TV Guajará. O contrato previa a entrada de 20% do valor da compra, e mais 36 parcelas mensais.
Após a aquisição da TV, a Assembléia de Deus em Belém procedeu a mudança do nome fantasia que passou para TV Boas Novas, na qual passou a compor a Rede Boas Novas.
TV Guajará tinha contrato de afiliação com a Rede Record desde 1º de novembro de 1990. Em carta datada de 28 de agosto, a Rede Record de Televisão foi comunicada acerca da decisão da RBN Belém de não mais retransmitir seu sinal a partir do dia 1º de novembro do mesmo ano. O mesmo aconteceu com as TVs Boas Novas Manaus e Boas Novas Porto Velho, que saíram da TV Manchete devido a sua decadência, que levou a extinção em 1999. Estas emissoras mais a Boas Novas Belém se filiaram a CNT.
Em 16 de setembro, a Igreja Assembleia de Deus em Belém no Pará, firmou um contrato de sociedade e parceria, no qual foi transferida a concessão da Rádio Transpaz em Belém para Fundação Boas Novas (Proprietária da Rede Boas Novas), ficando esta responsável pela sua administração e por dar seguimento a regularização jurídica da emissora.


1996 - 1998

A RBN passa a então ser sintonizada nas antenas parabólicas em todo o Brasil, através da BrasilSat B1, depois de sair do satélite norte-americano IntelSat 4, o primeiro satélite cobrir a toda a Floresta Amazônica, que ultrapassou o tempo de útil de uso (17 anos), o início o que seria a futuraJesus Sat.
Em 1997, a RBN transmitia 75 horas semanais de programação, ou seja, 55% da programação era evangélica, o resto da programação era preenchida pela CNT.
No dia 15 de março, na ocasião dos 4 anos da RBN, no programa semanal apresentado por Samuel e a esposa Rebekah Câmara, o casal fez a apresentação do projeto de doações dos fiéis da igreja para manter a emissora no ar, chamado de mantenedores, que na primeira noite adquiriu 40 mantenedores, superando sua expectativa de apenas 15 mantenedores. Com o projeto, Samuel Câmara contagiou também membros de outras denominações evangélicas e não evangélicas.
No mesmo ano, após assumir o pastorado da Assembléia de Deus em Belém, no lugar de Firmino Gouveia, o pastor Samuel Câmara buscou soluções para cumprir os grandes compromissos assumidos pela Igreja: as últimas prestações da RBN, a cota mensal de 40 mil reais para manter o canal de Satélite Jesus Sat, a aquisição de novos equipamentos para a emissora que operava com equipamentos obsoletos, com mais de vinte anos de uso.
Em 1998, continuariam sendo retransmitidas 75 horas semanais de programas não evangélicos.
Em março, foi paga a última prestação da TV Boas Novas.
Em contrapartida, a RBN passou a ter diariamente meia hora de programas próprios em rede nacional, os quais eram veiculados entre 5h e 6h pela CNT, enquanto a RBN (que gerava programação para parabólicas) na Jesus Sat.

1999

Em 1999, ocorre a transmissão ao vivo da vigília no Vale da Bênção, diretamente de Belém, televisionada pela Jesus Sat.
Neste ano, a TV Boas Novas exibe programação local das 23 até 11 horas da manhã
Em 5 de setembro, foi procedida a substituição definitiva. A programação passou a ser exclusivamente evangélica. A partir daí, a emissora também passou a exibir alguns programas produzidos pela Vinde TV, do Rio de Janeiro.


2000 - 2002

Em 2000, a RBN deixa ser exibida nas antenas parabólicas, depois de permanecer cinco anos, passando ter outro satélite internacional com alcance mais do que a BrasilSat B1, apesar das inúmeras reclamações aos telespectadores, principalmente frequentadores da igreja.
Em 15 de março de 2001, por ocasião do 8° aniversário da Rede, foi implantado o Website e o sistema de WebStream da Rede onde pela primeira vez uma emissora evangélica no Brasil passa a transmitir sua programação ao vivo via internet.

[editar]2003 - 2006: Expansão no Brasil

Em 2003, foi quando a Rede Boas Novas começou a fase mais abrangente de sua expansão, na ocasião dos 10 anos da rede. Foi definidora a atuação do pastor e deputado federal Silas Câmara, parlamentar da Assembléia de Deus no Amazonas.
O jornal Folha de S. Paulo se expressou sobre as concessões dadas a Rede Boas Novas: "O Ministro das Comunicações, Miro Teixeira concedeu à Fundação Boas Novas, das Assembléia de Deus no Amazonas, três canais retransmissores de televisão: um em São Paulo (a praça mais cobiçada entre os empresários pretendentes a formar redes de TV), um no Rio de Janeiro e outro em Campinas. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de quinta[-feira, 24 de setembro de 2003]".[5]
Em outubro de 2004, a Rede Boas Novas iniciou as retransmissões na cidade de São Paulo através do canal 44. Há 16 anos o Ministério das Comunicações não permitia sequer estudos técnicos para abertura de um canal de televisão em São Paulo. As pressões foram tão intensas sobre o governo, que era conversa corrente nos bastidores do poder.
Conseguiram-se, de 2003 até 2006, concessões de canais para todas as capitais do Brasil, exceto Macapá, também para as cidades: Campinas e Pindamonhangaba (SP), Imperatriz (MA), Oriximiná (PA), Santa Cruz (RN) e ainda para os municípios onde não havia retransmissoras noAmazonas, se tornando assim a primeira Rede de Televisão com cobertura em todo o Estado.


2007

Por força de decisão judicial, a emissora que retransmitia a programação em Porto Velho (canal 6) teve de ser devolvida ao Grupo Simões, após a investigação de que a Boas Novas operava simultaneamente 2 canais (canais 6 e 49) na mesma cidade desde 2005, o que não é permitido pela legislação. A denominação de toda a rede também foi obrigada a se adequar à decisão judicial, retirando a palavra REDE (antes da denominação Boas Novas).
A emissora de Porto Velho (canal 6) passou então aos antigos donos, que retomaram o nome anterior de Rede Brasil Norte e se afiliaram imediatamente à Rede Diário, de Fortaleza.
A Boas Novas ficou somente com o canal 49.


2008 - 2009

Após as comemorações de 15 anos das Boas Novas, a rede lança um portal interativo para receber elogios, críticas e sugestões, chamado de Portal Boas Novas. No entanto, o telefone mostrado é de Belo Horizonte e tarifado.
A apresentadora Debby Lagranha passa apresentar por três meses o programa Fator X entre 15-16hs.
Em outubro, a rede provoca polêmica em meio do mundo evangélico brasileiro, ao anunciar o alugamento de horários à Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) alguns espaços da programação, entre 20-22hs.
Em março de 2009, a rede cede mais horas à IMPD, de manhã, tarde, noite e madrugada, devido a programação ser muito reprisada.

[editar]2010

Em abril de 2010, o prefeito de Coari, Arnaldo Mitouso (que havia derrotado o poderoso grupo político local ligado à Igreja Assembléia de Deus, através das urnas na prefeitura em 2008), acusou a mesma igreja e um pastor local (que cedeu sala em anexo no prédio da retransmissora de TV, para que funcionasse a Rádio Nova Coari FM após incêndio sofrido pela emissora), por fazerem críticas à administração local. O prefeito criticou o fato do espaço está cedido para a rádio e ameaçou tomar providências contra o local e o pastor da Igreja, caso eles não tomassem providências para mudar o local para a rádio funcionar.
Entre 22 a 29 de maio, a rede fez a cobertura da Exposição Cristã Norte 2010 em Manaus que debate o tema “Avivamento para Transformar o Planeta”, com apresentações de 25 pastores e preletores de diversos países, apresentação de mais de 25 cantores e bandas de renome da música gospel e a maior feira de produtos e serviços evangélicos.
2012

Neste 15 de março, a rede Boas novas completou 19 anos de muitas vitórias e conquistas obtidas pelas exposições e transmissões de seus programas estilo FAMÍLIA, fazendo um jornalismo fiel e a cobertura de diversos programas no estilo Gospel. Fazendo assim que haja uma programação valida e voltada para todos sem conclusões ofensivas e tampouco linguajar pejorativo dando assim mais uma opção de entretenimento para esta nação.Esperamos em Deus que muitas datas ainda sejam comemoradas, senão na certeza de nos encontrarmos no céu despedimos-nos com a seguinte frase: FORTE É O QUE LUTA, TENHA CORAGEM E ENFRENTE O GIGANTE.


Programas


Emissoras das Boas Novas

A emissora também conta com equipamentos avançados para captação ótica Sony XDCAMtapelessservidores digitais de áudio e vídeo para produçãorecepção e exibição de produtosmateriais e propaganda em qualquer formato de vídeo.
A programação da Boas Novas pode ser assistida de todo Brasil pela antena parabólica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário